quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Técnico em Geologia

Por: Daniel Gradim (Geólogo)


A ciência geológica estuda a estrutura e os processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos práticos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum. O candidato a técnico em geologia necessita ter capacidade de tomar decisões rápidas e de adaptar-se a situações inesperadas, além de ter facilidade de relacionamento e de liderança, para trabalhos em grupo. Observação atenta, curiosidade, organização e criatividade complementam seu perfil. Essas características tendem a se desenvolver com a adição de conhecimentos em geologia e metodologias de trabalho. Esta profissão está intimamente ligada à atuação do profissional geólogo.
A profissão de técnico em geologia é comumente confundida com a de técnico em mineração, entretanto o trabalho do técnico em geologia possui um campo de atuação mais vasto, podendo ser direcionado à obtenção de riquezas minerais, à avaliação do meio ambiente, a prospecção de petróleo e gás ou a perfuração de poços de água subterrânea e a aplicação geotécnica incluindo a construção de estradas, túneis, viadutos, barragens, edifícios, prevenção de inundações e erosão. Diferentemente de várias outras profissões, em que a atividade é realizada em escritórios ou outros recintos fechados, esta atividade divide seu tempo entre a pesquisa de campo ao ar livre e o trabalho de laboratório e escritório. No campo, coleta amostras, desenha formações e obtêm dados que serão analisados no laboratório, para a conclusão de seus estudos. Essas conclusões direcionarão outros trabalhos de pesquisa ou possibilitarão determinar áreas de ocorrência de riquezas minerais ou de água, por exemplo. Podem também fornecer informações sobre o solo, que são fundamentais para a engenharia civil e avaliações de impacto ambiental. Devido à falta de profissionais, o mercado de trabalho é ascendente e concentra-se principalmente no setor governamental, em empresas mineradoras, de petróleo e de engenharia civil.
Durante o curso na Escola EFETRI, as matérias típicas abordadas incluem a geografia, química e matemática, além das disciplinas de geologia, como Geologia Geral (estudo dos conceitos básicos de geologia), Hidrogeologia (estudo dos recursos hídricos), Petrologia (estudo de rochas e ambientes evolutivos) e Mineralogia (estudo de minerais), Geoquímica (estudo da distribuição dos elementos nos planetas), Geofísica (estudo da subsuperfície utilizando as propriedades físicas das rochas, solos e minerais), Geologia Estrutural (estudo e correlação geométrica das rochas, desenvolvida por deformação, através de análise de campo e utilização de ferramentas), Tectônica (estudo das estruturas das rochas e sua origem em escala regional ou global), Estratigrafia (estudo do empilhamento das rochas e idades relativas), Geologia Econômica (estudo das origens e morfologia de bens minerais metálicos e não-metálicos), Geologia de Campo (análise de campo, confecção de mapas e perfis geológicos, e relatórios), entre outras. Os alunos também aprendem técnicas de cartografia geológica (disciplina de Desenho Geológico), e comumente utilizam GPS (Global Positioning System ou em português Sistema de Posicionamento Global), imagens de satélites e outras técnicas, para fins de desenvolver metodologias e aplicá-las em mapeamento geológico.


Alunos em trabalho de campo na Serra da Moeda, Quadrilátero Ferrífero, MG.